terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Notícias da SSD

A SSD- Sociedade Sindrome de Down realizou no dia 10 de dezembro de 2011, sábado, O 1º Forum de Direitos da Pessoa com Deficiência Intelectual - Autogestão e Autodefensoria: um caminho a trilhar




Este Forum é o resultado do trabalho realizado nas últimas semanas no GRUPO DE TREINAMENTO DE HABILIDADES SSD, com a intermediação da pedagoga Ana Paula de Carvalho Machado Pacheco e a psicóloga Bárbara Calmeto Lomar Passos.

O Grupo de Treinamento de Habilidades para pessoas com deficiência intelectual busca a melhoria na qualidade de vida através de uma intervenção psicopedagógica e focada no desenvolvimento das habilidades conceituais, práticas e sociais.


A autogestão supõe a apropriação da identidade pessoal, sua singularidade para o desenvolvimento da autonomia e o que derivar dela. Chega-se à autodesefa por meio da autogestão, ressaltando-se as habilidades e desejos pessoais.


A autodefesa é algo aprendido e depende, portanto, da oportunidade de vivenciar o ato de fazer escolhas, conhecendo as opções e as consequências de cada escolha. A autodefesa, para ser apreendida, depende, como em todos os processos educacionais, de mediação e de apoio de pessoas mais experientes.


A autodefesa é um portal que dá a comunidade o acesso a novos conceitos sobre as pessoas com deficiência e possibilita a essas formar novos conceitos sobre si mesmos e formas de atuar na sociedade.


Os jovens apresentaram murais e desenvolveram verbalmente os direitos e deveres da pessoas com deficiência intelectual.








Nenhum comentário:

Postar um comentário